Esqueça os treinamentos corporativos longos e chatos: conheça o microlearning
Imagine a situação de um vendedor: ele está sempre na rua, precisa ter na ponta da língua os diferenciais do seu produto, saber argumentar e negociar e estar atualizado com tudo o que a marca tem a oferecer.
Uma rotina de capacitação é importante em uma campanha de incentivo de vendas, mas como treinar um profissional nesta situação? Dificilmente ele terá tempo ou se prenderá a PDFs ou vídeos longos e chatos.
Para situações assim, o microlearning (ou microaprendizado) é uma metolodogia que permite oferecer pílulas de conhecimento em diferentes formatos para serem consumidas em pequenos espaços de tempo.
Sintetizamos e fragmentamos o conteúdo para que possa ser assimilado mais rapidamente. Um método mais flexível e orientado ao participante.
Não significa que ele aprenderá menos ou de maneira menos eficiente.
Ao contrário, otimizam o tempo do participante: aqui um grande tema é dividido em pílulas dedicadas a um objetivo de aprendizagem por si só. Segundo o Journal of Applied Psychology, o aprendizado em pílulas se revela 17% mais eficiente, uma vez que a memória não é ocupada com informações irrelevantes.
Que formatos usamos no microlearning?
O treinamento a partir da microaprendizagem pode ser feito com uma grande variedade de conteúdos engajadores, muitos deles inclusive inspirados nas redes sociais:
- Webcards, como stories;
- Gifs animados;
- Pequenos vídeos;
- Áudios;
- Games,
- Quizzes;
- Infográficos e muito mais.
Em que situações usar o microlearning?
Esta metodologia é perfeita para:
- Treinamentos incorporados a campanhas de incentivo
- Preparar o colaborador para um novo aprendizado
- Reforçar periodicamente conceitos e aprendizados
- Gestão da mudança
- Guia de processos
- Práticas e conteúdos que ajudam a construir habilidades.
Na Bluxlearn, você pode criar trilhas de aprendizagem e ainda conta com um catálogo de trilhas já prontas, com conteúdos criados por produtores certificados. Incorpore você também essa metodologia em sua campanha de incentivo.