Combine recompensa e reconhecimento em seu
incentivo de vendas
incentivo de vendas
Ser recompensado financeiramente por atingir metas é bom. Mas o combo fica melhor ainda se vier acompanhado de prestígio, elogios e visibilidade.
Pois é. Sabemos que a motivação humana vai bem além do material. E quando o emocional entra em cena, a empresa constrói um de seus maiores patrimônios: ter colaboradores que não estão ali somente pelo dinheiro. No lugar de “mercenários”, “missionários” – colaboradores engajados, motivados, apaixonados. Brand lovers.
É por isso que uma boa campanha de incentivo de vendas geralmente combina duas engrenagens complementares: recompensa e reconhecimento.
Mas qual a diferença entre recompensa e reconhecimento?
- Recompensa: é o ganho material e tangível, obtido a partir dos resultados alcançados. O participante pode ser recompensado com dinheiro, prêmios, descontos, cashback, pontos para trocar por produtos, viagens, cursos, benefícios.
- Reconhecimento: é o ganho emocional, intangível e intransferível. Não é algo que se compra, pelo contrário, conquista-se. Pode trazer status, prestígio, realização pessoal, orgulho de pertencer, um modelo a ser seguido.
Que mecânicas de recompensa e reconhecimento posso aplicar?
Mecânicas de recompensa
- Metas: premiações condicionadas ao atingimento de um resultado em um período de tempo.
- Premiações instantâneas: ações rápidas com ganho imediato. Ex.: fez, ganhou; raspadinhas; roletas da sorte.
- Acúmulo de milhas e pontos para troca posterior.
- Sorteios.
- Cupons de desconto.
- Cashback.
Mecânicas de reconhecimento
- Homenagens anunciadas ou surpresas, vindas de um superior, colegas de trabalho ou até mesmo familiares
- Elogios e feedbacks.
- Condecorações ou itens físicos que fiquem expostos e demonstrem uma conquista. Ex.: troféus, placas de reconhecimento, badges, medalhas, pins.
- Exclusividade e privilégios. Ex.: eventos de premiação, ser recebido em condições especiais, ter acesso a benefícios diferenciados ou novidades antes que os demais.
- Vitrine: oferecer visibilidade por meio de entrevistas, divulgação de foto e nome, galeria dos melhores
- Status: oferecer títulos especiais. Ex.: passar a ser o expert, mestre, embaixador em algo.
Quando usar um ou outro? Ou os dois?
Cada jornada é única. Por isso, a escolha da estratégia de recompensa e reconhecimento depende muito dos objetivos e momento da campanha, além do perfil dos participantes.
A recompensa é a base da pirâmide de necessidades da campanha. É a motivação inicial. Por isso, deve:
- Ser atrativa o suficiente para o resultado que se busca alcançar;
- Acontecer com uma frequência adequada ao desenho da campanha.
O reconhecimento está mais no topo da pirâmide de necessidades. Pode ser usado para:
- Valorizar os participantes mais engajados;
- Criar um aspiracional na campanha;
- Fortalecer o senso de pertencimento.
_______
E mais:
Quer trabalhar com pontos na hora de recompensar? Confira 7 dicas para escolher um bom catálogo de prêmios.
Aproveite 3 insights para turbinar seu incentivo de vendas de 2022.
Conheça as soluções de incentivo da Blux.