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7 cuidados ao escolher seu catálogo de prêmios

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Os marketplaces não param de evoluir. Na hora de premiar a equipe, como escolher o melhor catálogo de prêmios? O que faz a diferença na experiência do premiado? O que eles mais pedem? Como fazer uma operação redonda?


Marina Piedade, head de produtos de recompensa da Blux, esclarece estas questões. Marina atua há mais de 10 anos em premiações de programas de diferentes segmentos.


Ela listou 7 pontos para você considerar na hora de escolher seu catálogo:


1) Diversidade de prêmios  

Marina: “Realizamos sonhos, seja qual for o perfil do participante. Um bom catálogo atende a todos os gostos e traz até soluções customizadas. Um exemplo é o concierge, onde cotamos outras possibilidades de resgate, como usar os pontos para saldar um MBA.”

 

Um bom catálogo possui integração com os principais marketplaces do mercado e abrangência nacional. Traz uma ampla variedade, com milhões de opções de prêmios: produtos, vales-presentes, serviços, viagens, cartões.

Deve atender ainda atender a diversas faixas de valores. Desde recarga de celular e pagamento de contas a produtos de luxo.

 

2) Flexibilidade para a marca e o participante

Para a marca, deve haver flexibilidade na hora de customizar o visual com a cara da campanha. Poder montar vitrines customizadas e escolher os parceiros que fazem sentido.

 

Marina: “É importante que o catálogo seja uma ferramenta flexível para a marca e especialmente para o participante. Muitos pedem para complementar pontos com dinheiro. Nem todos os catálogos oferecem isso. Dar também a possibilidade de ganhar um cashback com as compras. Enfim, tudo o que pode deixar essa experiência mais fluida.”

 

3) UX – User Experience

Na jornada de resgate, a navegação pela plataforma é um ponto que merece muita atenção. O catálogo de prêmios ideal oferece uma boa experiência tanto no celular quanto no desktop. Reúne ainda funcionalidades que facilitem o resgate. Algumas delas: favoritar produtos-desejo, checkout com carrinho único e pesquisa de produtos detalhada e com diversos filtros.

 

Marina: “Nem todos os catálogos são mobile-first de fato. Importante navegar em vários devices para conferir a experiência. E atenção às funcionalidades. Se o participante quer um notebook, ele poderia pesquisar opções no catálogo todo. Não ter que entrar em cada loja para pesquisar preço. Uma boa experiência é feita nos detalhes.”

 

4) Atenção ao premiado

A qualidade do atendimento é fundamental na jornada do premiado.

Um primeiro ponto é dar transparência e acesso às informações detalhadasExemplos: um bom tracking de pedidos e um extrato de pontos detalhado de pontos, o que foi usado, o que está prestes a expirar.

 

Fique atento também aos SLAS, como tempo médio de atendimento, de espera e acompanhamento de ocorrências.


“Uma central de atendimento especializada faz toda a diferença. E se o participante acessar a central não só por telefone, mas inclusive por chat na própria plataforma, melhor ainda. A intenção é reduzir ao máximo a fricção.”

 

5) Segurança

Atendimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é essencial. Qualidade dos data centers, criptografia de senhas, scanner de vulnerabilidade, certificado digital e auditorias são itens que não podem faltar. 


É possível usar também inteligência artificial para detectar comportamentos suspeitos e evitar fraudes.


Marina: “Este é um tema fundamental, onde devemos ter a máxima atenção. É preciso ter uma boa governança e uma rotina diária de procedimentos. Aqui temos ainda processos auditados pela PWC e certificação PCI.”

 

6) Operação e logística

Não basta ter a plataforma. É importante ter uma equipe de backoffice preparada para atender a qualquer ponto da jornada. Isso vai desde a gestão dos pontos até o atendimento ao premiado, com informações em tempo real e à mão. 


O premiado precisa ter acesso também a um sistema completo de tracking. É importante que o backoffice seja capaz de agir preventivamente

 

Marina: “A tecnologia resolve muita coisa, mas o cuidado da equipe, processos bem estruturados e uma rotina de acompanhamento são fundamentais.”

 

7) Relatórios

Ter dados e transformá-los em informações é a bússola para ajustar rotas e aperfeiçoar continuamente a experiência. 


Assegure-se de que a plataforma escolhida ofereça relatórios e dashboards com dados de resgates e interações. Além disso, escute o participante. Pesquisas devem fazer parte da rotina.


Com este guia ficou mais fácil comparar as opções e fazer sua escolha, né? 
Ficou alguma dúvida? Fale com a Marina!

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E mais: 

 

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