5 erros comuns em uma
campanha de incentivo
Adesão baixa, falta de engajamento, pouco resultado? Conheça alguns dos problemas mais recorrentes ao promover uma campanha de incentivo e saiba como resolvê-los.
1. Premiação
A premiação é atrativa e relevante? A estratégia ideal busca otimizar o budget de premiação com um mix ideal de participantes x premiados, suas necessidades, além de prioridades e objetivos da campanha.
Busca ainda motivar não somente as melhores performances, mas também os demais participantes. E se a sua escolha é catálogo de prêmios, não deixe de conferir alguns cuidados importantes na hora de escolhê-lo.
2. Metas inalcançáveis
Metas difíceis ou impossíveis de serem alcançadas geram frustração em vez de incentivar a buscar o resultado.
A mecânica deve ainda levar em conta as diferentes realidades dos vendedores e de sua equipe.
3. Não ouvir o participante
Não caia na tentação de usar fórmulas prontas ou desenhar melhorias para a sua campanha sem ouvir o participante.
Tenha a pesquisa como rotina para extrair insights valiosos, que podem resultar em muito mais engajamento para sua campanha. A experiência é feita de detalhes.
4. Comunicação ineficiente
Este é um dos problemas mais recorrentes nas campanhas de incentivo. Uma régua bem desenhada, com bom mapeamento de canais, frequência adequada e dedicação na produção das comunicações e conteúdo fazem toda a diferença na campanha.
5. Transparência
Os participantes conseguem acompanhar suas metas e resultados? As regras são claras para todos? As informações da campanha são de fácil acesso?
A transparência é fundamental para construir reputação em uma campanha de incentivo sólida.
Time que está ganhando não se mexe?
A campanha de incentivo está em constante transformação: tem sua curva de maturidade, mas sempre pode evoluir para manter vivo o engajamento.
Para isso, fique atento ao comportamento do participante, novidades do mercado e até mesmo de outros segmentos.
Como você pode ver, uma boa estratégia é fundamental para amarrar todos esses pontos e manter sua campanha de incentivo no trilho certo.
Não é à toa que na Blux, a inteligência estratégica e operacional é nosso pilar central. Conte com a gente!